Fórum parceiro Portugal/Brasil
   
Terça, 30 de Setembro de 2014
Bem-Vindo, Visitante
Nome de Usuário Senha: Lembrar-me

Dicas importantes para manter seu jabuti saudável!
(1 vendo) (1) Visitante
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Dicas importantes para manter seu jabuti saudável!

Dicas importantes para manter seu jabuti saudável! 3 anos, 7 meses atrás #188

Olá amigos,estou aqui para falar um pouco sobre os Jabutis,aqueles que sempre tem em algum quintal largado as moscas por aí!Pensando nisto criei este tópico,para que as pessoas que criem (ou pensam em criar),se conciêntizarem que apesar de resistentes eles precisam de atenção!

Os Jabutis são répteis da ordem dos Quelônios, da família dos testudinideos.
São animais que possuem casco convexo,carapaça bem arqueadas e pernas grossas.
A carapaça é uma estrutura óssea formada pelas vértebras do tórax e pelas costelas. Funciona como uma caixa protetora na qual o animal se recolhe quando molestado.
É revestido por escudos (placas) córneas. Os jabutis podem chegar aos 70 cm de comprimento e aos 80 anos aproximadamente,mas também podem atingir o 100 anos.

O jabuti-piranga (geochelone carbonaria) é de colorido mais vivo que o jabuti-tinga
(geochelone denticulata). O primeiro possui duas variedades: os que habitam a caatinga nordestina possuem cabeça vermelha e escamas vermelhas nas patas, enquanto a outra tem cabeça amarela e escamas vermelhas nas patas. O peso do G. carbonaria -cabeça e patas vermelhas- pode chegar em torno de 18 Kg, enquanto a outra (cabeça amarela) pode
chegar aos 40 kg. Há uma semelhança muito grande de carbonaria cabeça amarela
com a G. denticulata, a diferença é que a denticulata tem cabeça e patas amarelas, nariz preto e coloração mais clara.

Os répteis diurnos necessitam de radiação solar,se o jabuti não tiver acesso à luz solar será importante colocá-lo pelo menos 15 minutos ao dia para tomar o sol da manhã ou do fim de tarde – ou artificial que apresente radiação ultra-violeta B (UVB), presente em lâmpadas específicas para répteis. A lâmpada deve ser mantida a 30 cm, no máximo, do animal, para que as células basais da pele(placa)possam sintetizar o precursor da vitamina D3. O animal terá descalcificação, raquitismo e vida muito curta se não receber esta radiação.

Não vou falar muito neste post para que não fique cansativo para quem estar a ler;por isto vou pular para a parte que acho fundamental: A ALIMENTAÇÃO


Os jabutis, ao contrário do que muitas pessoas pensam, devem receber uma dieta de qualidade e bem diversificada.
Quase nunca as pessoas fornecem alimentos adequados aos jabutis. Por isso há animais com sérias doenças causadas por carências de vitaminas e minerais.Como também proteína é fundamental para o crescimento dos jabutis. Para endurecimento do casco deve ser fornecido cálcio em quantidades adequadas (para suplementar o cálcio, deve-se colocar cascas de ovo secas e trituradas por cima dos alimentos oferecidos no mínimo três vezes por semana).
São animais onívoros, ou seja, alimentam-se de proteína animal (pequenos vertebrados, minhocas, insetos, etc...) e fibras vegetais (folhagens, verduras e frutas).O alimento deve ser oferecida diariamente e removida assim que apresente sinais de decomposição.

Sugestões de dieta para seu animal viver feliz e bem saudável:

Estes elementos podem ser dados juntos ou alternados em dias da semana:

1.Vegetais - 85% da dieta:

Folhas de mostarda, de beterraba, agrião, couve, rúcula, salsa, salsão, brócolis, espinafre, repolho, amora, cenoura, pétalas de rosas, hibiscos (tanto pétalas quanto folhas), sementes de feijão branco e feijão verde, ervilhas, lentilhas, milho, e legumes variados, como a cenoura, beterraba, vagens, abóboras, batata doce, etc.

2. Frutas - 10% da dieta :

Uvas,maçãs, pêras, abacaxi, morango, manga , mamão,melões, banana, tomates, figos e melancias, amora, nectarina, etc.

3. Proteína animal em altas concentrações - menos de 5% da dieta :

Ração para tartarugas, suplementos à base de camarões e carne crua moída. Pode-se oferecer ração canina seca ou sardinha e também camundongos(neonatos) ou ovos cozidos com casca.

OBSERVAÇÕES : Mantenha água à vontade;

Evitar alface e muito mamão, esses alimentos podem favorecer diarréia;
Os jabutis não devem comer restos de comida humana (arroz, macarrão, etc...) ou cascas de vegetais e frutas estragadas.
O fato de comerem não indica que apreciem ou que estejam bem de saúde. Estes alimentos são inadequados e causam avitaminoses e debilidade;
A utilização de rações específicas para répteis onívoros é excelente pois é balanceada, já possui cálcio e vitaminas e dispensa qualquer outro tipo de alimento. Uma vez condicionados à essa ração seu crescimento será bem mais rápido;


OS JABUTIS NÃO SÃO ANIMAIS CAROS COMPARADOS A OUTROS RÉPTEIS,ENTÃO POR FAVOR GENTE: COMPRE JABUTIS LEGAIS E VAMOS DAR UM BASTA NESTE TRÁFICO DE SILVESTRES!

SOU A FAVOR DE UM HOBBY LEGAL!


Espero que vocês tenham gostado!


Planeta Exótico!
Anexos:
  • Anexo Esta imagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.
Última Edição: 3 anos, 7 meses atrás Por Planeta Exótico.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: pmarkes, Lu@n, Chris, jambinha

Re: Dicas importantes para manter seu jabuti saudável! 3 anos, 7 meses atrás #190

  • viniciu$
  • OFFLINE
  • Moderador
  • Postagens: 1409
  • Karma: 41
Parabéns!!! Ótimo post!!
  • Página:
  • 1
Tempo de criação da página: 0.45 segundos
Siga-nos:

Visite nosso perfil no Orkut   Visite-nos no Facebook   Siga-nos no Twitter