Fórum parceiro Portugal/Brasil

Terça, 16 de Setembro de 2014
Bem-Vindo, Visitante
Nome de Usuário Senha: Lembrar-me

Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire
(1 vendo) (1) Visitante
  • Página:
  • 1

TÓPICO: Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire

Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire 1 ano, 7 meses atrás #11005

• nattyvs
  • Iniciante
  • Postagens: 6
Olá gente, queria tirar algumas dúvidas. Primeiro vou contar minha história (desculpe o texto gigante). Eu e minha família temos 4 jabutis. Tudo começou com uma veterinária amiga da família que queria encontrar uma casa para 1 jabuti bem pequeno que tinha sido abandonado na porta da casa dela. Essa é a Tutti, ela chegou em casa bem pequena, com uns 5cm apenas. Ela tomava banho em 1 tampa de maionese!
A partir de então eles foram chegando, uma outra conhecida descobriu um adulto que estava sendo maltratado e judiado na casa de um parente, perguntou se ela não podia levar lá para casa. Esse é o Joe, já era semi-adulto. A próxima, foi a Lady (era a época do casório real rsrs) que era bem grande, uns 45cm quem cuidava dela tinha morrido e estavam doando. Nessa de todos levarem os mesmos lá para casa já estávamos com 3 Jabutis (2 adultos e 1 bebê) em um apartamento. Não dava mais. Temos casa no litoral de São Paulo com quintal grande e levamos os adultos para lá.
Qual a nossa surpresa ao ver os dois cruzando o tempo inteiro, era muito engraçado. Um dia vimos vários ovinhos semi-enterrados no quintal, mas nada nasceu. Algum tempo depois o jardineiro estava cortando grama e achou que era uma pedrinha no canto, mas não!!. Era um bebezinho jabuti, tão pequeno, mas tão pequeno que ainda tinha pedaço de ovo grudado no casco. Nos apaixonamos na hora. Esse ganhou o nome de Petit. Não achamos nenhum outro
Como ele era muito pequeno, veio para o apartamento e fica em um terrário. Hoje ele já tem uns 6,5cm. Está super bem e as vezes ativo até demais rsrs e esse é o motivo da minha preocupação, pois ele passa o dia inteiro sozinho. Tenho lâmpada UVA e Infrared e tals no terrário, mas vira e mexe ele está de ponta cabeça. Tenta escalar as paredes, se equilibra na pedra e quando olho, lá está Petit virado de novo.

Fico com medo de deixar coisas no terrário, ele virar e eu não estar em casa para desvirar. O Jabuti pode sobreviver por muito tempo virado de cabeça para baixo? O que fazer para ele não ficar subindo e virando em todas as coisas do terrário?
(Para quem quer saber a Tutti - descobrimos que é fêmea - já está com uns 20 cm, e está feliz da vida no quintal.)
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Requiao

Re: Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire 1 ano, 7 meses atrás #11010

• Guida
  • Master
  • Postagens: 658
porra que maneiro cara, nao tem ninguem na casa de praia que possa cuidar deles?
leva a baby pra la pra essa pessoa cuidar tambem...
Os seguintes usuários disseram Obrigado: nattyvs

Re: Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire 1 ano, 7 meses atrás #11011

• guipava
  • Expert
  • Postagens: 325
q legal kkkk olha tem como vc colocar umas fotos do terrario ajudaria muito kkk eu tive um jabuti por pouco tempo 2 meses depois dei para minha prima e agr ele ta gigante kkk

Re: Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire 1 ano, 7 meses atrás #11036

• willow
  • Moderador
  • Postagens: 1240
@Nattyvs

Com dois meses não dá para definir o sexo, antes que venham falar do formato do palastrão que o do macho é assim o da femea é assado e bla bla bla, a diferença só apareçe depois de dois anos de idade(puperdade dos jabutis)pois só atigem a maturidade sexual aos 4 anos de idade.

Jabutis não vivem muito tempo de cabeça para baixo pois não consenguem respirar e gastam toda sua energia para desvirar e tals. se não tem ninguem para cuidar livre o terrário de objetos onde ele possa subir e capotar ele vai fazer isso por meses pois gostam de subir em locais elevados tipo pedras para tomar sol,
deixe um pote d'agua razo e uma toca para se esconder Quando a Célia (minha jabota de 4 anos) era baby eu usava um xachin de fibra de coco cortado ao meio como toca.
Aew vocês me perguntam: por que?
Simples além de ser bonito dar um acabamento natural ao terrário a superficie dele é irregular caso ela suba e capote pode enganchar as garrinhas no xachin e usar como apoio para desvirar.
Quando a tentar subir no vidro faz parte da natureza deles jabutis gostam de andar, andar e andar quando vc tiver em casa solte ela do terrário e deixe ela passear e esticar as pernas.
Aew vc brinca de esconde esconde com ela pq se tu descuidar ela se esconde e eh treta encontrar.
ja aconteceu do Wally (minha jabota de 1 ano)sumir por 3 dias dentro do banheiro.onde ele estava? dentro do sapato da minha namorada

*OBS: O nome Wally é relativo a habilidade de se esconder e não ao sexo
Os seguintes usuários disseram Obrigado: nattyvs, Danielle Viana

Re: Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire 1 ano, 7 meses atrás #11040

• nattyvs
  • Iniciante
Obrigado gente, vou tentar mudar algumas coisas no terrário para evitar isso. Não tem como levá-lo para a praia porque a pessoa que cuida dos demais vai em casa umas 3x por semana. Mas eles se viram com a agua e as plantas que tem lá. Então ele ficará mais tempo sozinho lá, do que aqui. E também não tem 1 "cercadinho" para ele ficar mais seguro. Vou tirar 1 foto do terrário para colocar aqui depois.

@Willow: A femea que eu falei no final do post é o primeiro jabuti que ganhamos, a Tutti. O (ou A) Petit ainda não sabemos mesmo. Por enquanto temos 2 fêmeas, 1 macho e 1 indefinido... rs

Re: Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire 1 ano, 7 meses atrás #11041

• willow
  • Moderador
@Nattyvs, desculpe o erro de interpretação de texto hehe

Ela vai virar quase toda hora porém se ela tiver locais porosós onde possa se apoiar ela desvira sozinha

É até bom pois assim nao se torna um animal dependente
Última Edição: 1 ano, 7 meses atrás Por willow.

Re: Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire 1 ano, 7 meses atrás #11178

• nattyvs
  • Iniciante
@Guipava
Segue uma foto do terrário onde eu a mantenho. Troquei a casinha dela que era um vaso liso por xaxim. Aquelas pedrinhas de argila no canto é que ele adora, e também onde vira. Será que é melhor eu bloquear o acesso a elas quando sair ou deixa como está e ele se vira?
Esta imagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Re: Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire 1 ano, 7 meses atrás #11183

• willow
  • Moderador
Com fotos fica bem melhor:

Ta tudo muito bonito, tudo muito legal ,mas para tudo!!!
Sabe pq ela sobe na argila expandida (bolinhas)? para comer as plantas.
essas plantas ornamentais podem ser perigosas pois pode fazer mal se ingeridas além de ser um estimulo para ela subir onde não deve, ou fazer uma especie de cerquinha em volta com palitos de sorvete fica bunitinho pórem nao é garantia pois pode cair folhas e a tarta comer eu aconselho você a tirar tudo.

O "IDEAL" nessa faze baby onde elas são mais atentadas é seria um faunario com uma toca um pote d'agua razo e papel toalha ou jornal como substrato.

Porém se vc não quiser fazer isso deixe a terra como substrato, mas as plantas meus amigo é melhor tirar. não entendo muito de plantas mas vejo que num canto tem uma palmeirinha e uma suculenta, tive um Hamister que morreu após comer dessa palmeirinha
o melhor é ornar seu terrario com plantas artificiais ou plantas comestiveis como boldo que além de ser cosmetivel é bom pro estomago

Dicas de quem já viveu isso na pratica
Última Edição: 1 ano, 7 meses atrás Por willow.

Re: Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire 1 ano, 7 meses atrás #11186

• nattyvs
  • Iniciante
Entendi, obrigado vou remover as plantas e ver o que acontece. Tirando as suculentas, como as demais estão fora do alcance, achei que não teria problema.

Re: Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire 1 ano, 7 meses atrás #11188

• willow
  • Moderador
O ideal é deixar o minimo de objetos possivel só toca agua substrato depois com o tempo ela aprende sozinha onde pode e onde não pode ir.

Wally aprendeu que não deve desçer escadas, e o local onde ela fica tem uma escada, saio pra trabalhar tranquilo pq sei q ela nao tenta desçer, vai até a beira da escada olha pra baixo e da meia volta

Re: Jabuti fica muito tempo sozinho - tenho medo que vire 1 ano, 6 meses atrás #11903

• tati
  • Junior
  • Postagens: 117
Natty ela é linnnnnda, tenho uma com un ano de idade + ou -, ontem sai pra almoçar fora com meu namorado a hora que cheguei tava virada toda cacada rsrsr quase morri de susto, resultado lavei fiz a malinha dela e foi dormir na casa dele comigo, mesto tirando tudo do terrario nao sei o que acontece as vezes ela fica doida e tenta subir em tudo, é complicado pq nem sempre da para monitorar, acredito que com o tempo elas vao ficando mais tranquilas.

Enquanto ela for bebe melhor ficar no apto com vcs, é mais seguro!!!!

A minha catarina foi na veterinaria na sexta feira passada, ganhou parabens só tenho que diminuir a raçao a veterinaria acha q o casco ta mostranto excesso de proteinas então por um tempo será raçao dois dias por semana.

Mais uma vez parabens pela sua bebezinha e boa sorte.

bjão
  • Página:
  • 1
Tempo de criação da página: 0.87 segundos
Siga-nos:

Visite nosso perfil no Orkut   Visite-nos no Facebook   Siga-nos no Twitter