Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cookie - headers already sent by (output started at /home/content/56/6413856/html/index.php:8) in /home/content/56/6413856/html/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/content/56/6413856/html/index.php:8) in /home/content/56/6413856/html/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/content/56/6413856/html/index.php:8) in /home/content/56/6413856/html/libraries/joomla/session/session.php on line 426
Como criar tenébrios? | Fórum Terrário
Fórum parceiro Portugal/Brasil

Quinta, 24 de Julho de 2014
Bem-Vindo, Visitante
Nome de Usuário Senha: Lembrar-me

Como criar tenébrios?
(1 vendo) (1) Visitante

TÓPICO: Como criar tenébrios?

Como criar tenébrios? 3 anos, 9 meses atrás #100

• pmarkes
  • Moderador
  • Postagens: 172
Olá pessoal. Como já devem ter reparado, comprar alimento vivo com frequência para os nossos animais fica um pouco caro, principalmente para pessoas que têm muitos animais.
Se podemos resolver parte do problema em nossa casa, porque não o fazer?

Bem, todos nós como herpetocultores temos ou tivemos em algum momento de alimentar animais com larvas. O primeiro passo de todo novo hobbysta é comprar uma porção de tenébrios ou outros insetos como grilos e baratas em qualquer loja de animais. Mas é sobre o tenébrio que vamos focar este tópico.

O tenébrio chega a nós na forma de larvas de tamanho médio/grande que podemos manter em casa, basta juntar um substrato base (farelo) que servirá de alimento às larvas durante todo o processo.

Esta imagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

No entanto, a alimentação mais completa, que consequentemente resultará numa melhor nutrição para os nossos animais inclui cenouras, couve, feijão verde e outras verduras que são rapidamente devoradas em poucas horas. Basta colocar estes elementos sobre as larvas e o farelo, não sendo necessário "enterrar" ou "penetrar" no substrato.

Esta imagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.

Com o passar dos anos, e o vício sempre cresce e começamos a adquirir novos animais para melhorar/aumentar a nossa coleção e o preço da alimentação começa a pesar. Está na hora de fazer um pequeno plano de criação para atenuar um pouco as despesas. É então que estudamos as fases da vida de um tenébrio.

Chega a nós em forma de larva que mal conseguimos pegar nos primeiros dias pois ainda não estamos familiarizados com a "coisa".

Depois de algumas semanas a comer aquilo que lhes dermos e de mudar algumas vezes de "casca", transformam-se naquele que para alguns é o momento mais nojento. A pupa.

Nesta fase (pupa), não é necessário qualquer tipo de alimentação ou substrato, basta deixar o tempo passar até que o novo escaravelho sai do interior da pupa.
Na imagem em baixo estão dois escaravelhos diferentes, no entanto são iguais. O que faz deles ter cor diferente é o facto de o escaravelho da esquerda ter saído do seu "casulo" (a pupa) pouco tempo antes da fotografia, enquanto que o escaravelho da direita (preto) já tem alguns dias e está preparado para acasalar com outro escaravelho.

Na próxima imagem temos 3 escaravelhos. Ao centro um branco (recente), à direita um castanho (fase intermédia) e sobre a esquerda um preto (adulto).

Todos acabarão por chegar a este aspecto. Escaravelhos pretos, praticamente todos do mesmo tamanho e com vontade de acasalar. É muito difícil distinguir um macho de uma fêmea, na verdade nem vale a pena tentar, Pense é em recolher a maior equipa possível.

A imagem abaixo está dividida em 3 partes obvias. Em baixo temos farelo, o substrato base onde os escaravelhos irão colocar os ovos depois de acasalarem. Recomendo uma caixa de plástico completamente coberta com uma altura de cerca de 5/10 cm de farelo. Na secção escura ao centro temos os escaravelhos adultos, prontos a reproduzir. Não necessita de qualquer tampa pois estes insetos não conseguem trepar o plástico liso da maioria das caixas. Em cima temos as pupas, que podem ser "atiradas" para a caixa dos escaravelhos onde acabarão por se transformar e começar logo a reproduzir. No Entanto, se não quiser correr o risco de um escaravelho comer uma pupa, pode juntar os escaravelhos quando estes estiverem fora da pupa, mas não levemos o caso ao extremo, a vida é mesmo assim e não é grande a diferença de algumas centenas de ovos no meio de tantos milhares produzidos por esta equipa.

Passadas algumas semanas, temos os escaravelhos quase todos mortos. Chegou a altura de peneirar todo esse "lixo" e ficar apenas com um monte de farelo, excrementos e ovos.
Chegamos à fase terminal do processo. Temos as nossas colónias a renascer. Nestas caixas estão milhares de ovos invisíveis. Cada um deles resultará numa nova micro larva que eclodirá passado alguns dias/semanas dependendo da temperatura que usar.
Nas nossas modestas instalações temos uma divisão que está a uma temperatura constante que ronda os 25ºC e por isso não sentimos necessidade de proporcionar calor individual para cada colónia, no entanto uma temperatura a rondar os 28ºC é uma boa opção. Neste caso nem sempre se aplica a situação do "quanto mais quente melhor".
Na figura abaixo pode ver duas caixas contendo a maravilhosa mistura (farelo, excrementos e ovos).

O tão esperado momento chega passadas algumas semanas. Temos micro larvas que já se conseguem ver a olho nu, embora com alguma dificuldade.

Nunca espere que toda a colónia evolua ao mesmo ritmo. É obvio que as larvas não vão eclodir todas no mesmo dia e por isso, numa fase inicial notará a diferença entre elas, até estas chegarem ao tamanho médio. Na figura abaixo pode ver mais micro larvas, embora estas um pouquinho maiores que as da imagem anterior.

Passadas largas semanas as larvas estarão em um tamanho considerável, e poderá começar a alimentação variada em maior quantidade pois estas novas aspirantes a "super larvas" já darão conta do recado.

Em baixo tem imagem de um tenébrio de tamanho médio (tamanho suficiente para alimentar a maioria dos répteis insetívoros).

Recomendo que tenha especial atenção à grossura do substrato que usa pois nem todos são fáceis de peneirar. Se usar um substrato grosso de mais, não passará ao peneirar.
O substrato que usamos é "farelo fino" que podemos peneirar facilmente, ficando com a peneira cheia de larvas limpas prontas a servir.

Agora que temos muitos tenébrios como os da imagem em cima, podemos "colher" alguns para cumprir a missão (alimentar os nossos animais). Peneiramos alguns tenébrios e colocamo-los num recipiente de metal.

É dia de dar o suplemento de cálcio? Se sim, então é muito fácil. Veja o nosso truque!
Em primeiro lugar cobrimos os tenébrios com o pó mágico, não tenha medo de exagerar.

Em segundo lugar, vamos fazer com que todos os tenébrios fiquem polvilhados.
Para isso basta sacudir a tacinha até que as larvas fiquem todas esbranquiçadas.

Agora que temos a refeição pronta a servir basta distribui la pelos nossos amigos. A tarefa continua simples. Vamos passar alguns para cada tacinha e dividir as mesmas pelos respectivos terrários.

Posto isto, ficamos com o fundo do recipiente metálico cheio de cálcio, recipiente esse que usámos para polvilhar os tenébrios. Esse cálcio que sobrou, pode ser usado sem problemas na próxima vez sem ser desperdiçado. Recomendo que cubra a taça com algo que impeça o contato de moscas e outros visitantes não desejados.

Depois é dada a tarefa como concluída e deixar que os animais façam aquilo que mais gostam, comer.

Fica aqui um overview sobre o uso dos tenébrios. A meu ver é uma boa alternativa que se pode ter sempre em casa sem estar permanentemente a gastar dinheiro. Dá um pouco de trabalho ocasionalmente, mas fora isso são só vantagens.
Tudo o que aqui foi "dito" foi tirado da da experiência prática com repteis e não havendo conteúdo com respaldo científico. Agradeço a quem teve tempo, paciência e vontade para ler tudo até ao fim.

Texto adaptado de: arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74797
Última Edição: 2 anos, 2 meses atrás Por pmarkes.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Chris, Erick Camargo, cgatti, Genom, Teteeeeu, Napoleão, donjmbf, Sunglow

Re: Como criar tenébrios? 3 anos, 2 meses atrás #467

Estou começando a minha colônia!
Um criador do Estados Unidos disse que usava um substrato de aveia em flocos.
Resolvi testar,coloquei aveia em flocos Quaker misturado em ração para insetos que comprei de um biotério e vamos ver no que dá!

Alguém já usou algum substrato parecido?
Ao menos como o substrato é de flocos,fica mais fácil de capturar a larva!

Re: Como criar tenébrios? 3 anos, 1 mês atrás #997

• piposix
  • Iniciante
  • Postagens: 22
quero te dar os parabens pmarkes nao te conheco mas realmente este topico ta muito bom mesmo pra quem esteja em iniciacao cm eu lol...
fiquei bastante exclarecido...

Re: Como criar tenébrios? 2 anos, 10 meses atrás #1933

• tiagão
  • Junior
  • Postagens: 113
ola pessoal como vão espero q bem !comecei minha criação de tenebrios com 2 besouros e 8 larvas e agora estou com mais de 20 mil larvas.uso farinha de mandioca fina ! e sei q é bom usar tbm farelo de aveia,mais prefiro farinha de mandioca,as alimento com cana,mandioca com casca,batata,cenoura,pepino,etc. todas verduras corto em rodelas de 2mm de espesura.e cubro 50% da caixa com um pano dobrado,pois aquece elas , e reparo q sempre q elas estão para virar casulo,vão para o meio do pano!esses são meus metodos,parabens a todos.
Última Edição: 2 anos, 10 meses atrás Por tiagão.

Re: Como criar tenébrios? 2 anos, 10 meses atrás #1935

• tiagão
  • Junior
geralmente diferencio os machos das femeas por tamanho, as femeas geralmente são maiores q os machos, e as femea tem a cabeça eo corpo mais redondinho, já os machos tem as pinças mais aparentes e as partes do corpo mais pontuda!

Re: Como criar tenébrios? 2 anos, 9 meses atrás #2111

• The Viper
  • Pro
  • Postagens: 203
Se eu comprar uma certa quantidade de tenebrios, quanto tempo eles vão levar pra morrer/virar pupa?

Pode-se dar o besouro para o animal comer sem problemas, certo? Imagino que tenha menos valor nutricional.
E quanto a pulpa? Algum problema no animal em comer?

Re: Como criar tenébrios? 2 anos, 9 meses atrás #2112

• semog
  • Junior
  • Postagens: 96
Esse tempo para a metamorfose depende da frequência e qualidade da alimentação dos insetos, demorou 1 era pros meus tenébrios virarem pupa dando apenas ração, agora com os filhotes deles eu to alimentando bem e já estou vendo pupas nao faz 1 mês que começaram a nascer

Re: Como criar tenébrios? 2 anos, 9 meses atrás #2113

• viniciu$
  • Moderador
  • Postagens: 1395
Se não me engano há um tempo atras alguém aqui do fórum comentou que besouros podem conter células cancerígenas..

Re: Como criar tenébrios? 2 anos, 9 meses atrás #2114

• The Viper
  • Pro
Cancerigenas? Que curioso... Vou pesquisar depois.

Obrigado pelas respostas.

Re: Como criar tenébrios? 2 anos, 9 meses atrás #2182

• tiagão
  • Junior
nunca tinha ouvido falar sobre isso dos besouros, mas creio nao ser verdade , pois tem um camarada q a muito tempo da besouros, quando ja estão tonto quase morendo,para seus passaros, q diga se são bem saudaveis.só q quase ninguém faz isso pois num compensa pois deste besouro ira sair varias larvas.o perigo q ja ouvi dizer e q se dar um besouro com ovos dentro dele pode ser q alguns ovinhos fiquem pelo organismo e acabem nascendo e comendo o animal por dentro!

Re: Como criar tenébrios? 2 anos, 9 meses atrás #2183

• The Viper
  • Pro
SANTO DEUS!!! Esta imagem está oculta para visitantes. Por favor faça login ou se registre para vê-la.
Última Edição: 2 anos, 9 meses atrás Por The Viper.

Re: Como criar tenébrios? 2 anos, 9 meses atrás #2186

Quanto a eclosão de ovos dentro do animal acho isso improvável pois os sucos gástricos dos lagartos são bem fortes e seria impossíveis, e se houver alguma contestação acho meio difícil pois meus geckos engolem os tenébrios vivos a ponto de ver a barriga se mechendo kkk mais em pouco tempo eles morrem devido a ação dos sucos gástricos huahauah
Os seguintes usuários disseram Obrigado: Chris

Re: Como criar tenébrios? 2 anos, 9 meses atrás #2506

Pessoal tive sucesso com os tenébrios comum, primeira geração nasceu tudo microscópis. depois conto mais , fallow

Re: Como criar tenébrios? 2 anos, 9 meses atrás #2512

• The Viper
  • Pro
Excelente, Victor...
Vou comprar alguns tambem e tentar criar aqui, Comprei alguns gigantes, mas vai levar um tempo e dar um tanto de trabalho pra ter resultados com eles...

Re: Como criar tenébrios? 2 anos, 9 meses atrás #2531

Os grandes ate desaconselho a dar para filhote num pode ser maior que a cabeça dele, quando for mais velho, mais legal tentar criar a diga que dou para qualquer tenébrio é colocar num caixa e essa caixa em uma maior com um lampada dentro da maior e um pote com papel humido para humidade que ajuda dentro da caixa maior do lado da menor, e uma lampada, os meus estão em um aquerio de vidro ai dentro tem um pote com papel molhado e uma lampada e do lado, o pote menor.
Os seguintes usuários disseram Obrigado: marcio45
Tempo de criação da página: 0.76 segundos
Siga-nos:

Visite nosso perfil no Orkut   Visite-nos no Facebook   Siga-nos no Twitter